Aterramento

1.1. Medições:

1.1.a – Medições de Resistividade do solo, utilizado o método de Wenner, normalizado pela NBR 7117/81 da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Elaboração de relatório conclusivo com a estratificação do solo onde foram realizadas as medições.

1.1.b – Medições de resistência de aterramento: Execução de medições de resistência de aterramento, com utilização de método constante de projeto de norma da Associação Brasileira de Normas técnicas – ABNT. (CE102:01-002). Com elaboração de relatório conclusivo, com sugestão de como corrigir eventuais valores superiores aos desejados.

1.1.c – Medição de tensões de passo e toque: Execução de medições de tensões de passo e toque, através de método constante no projeto de norma brasileira executado pela comissão Ce 102 : 01 – 002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT. Elaboração de relatório conclusivo com sugestões de como reduzir eventuais valores inseguros. Cabe observar que somente através destas medições poderemos constatar se um sistema de aterramento é ou não seguro do ponto de vista das tensões de toque e passo a que poderão ser submetidos os usuários da instalação.

1.1.d – Medição da continuidade elétrica e resistência de contato das ferragens/estruturas metálicas das instalações: Execução de medições da continuidade elétrica das ferragens/estruturas metálicas das instalações objetivando sua utilização como condutores de descida e aterramento no sistema de proteção contra descargas atmosféricas-externo (SPDA-E). Utilizando-se o método de injeção de corrente. Elaboração de relatório conclusivo.

1.1.e – Medição de impedância dos sistemas de aterramento: Execução de medições de impedância dos sistemas de aterramento, principalmente dos sistemas de aterramento utilizados para dissipação das correntes associadas às descargas atmosféricas (correntes de alta freqüência).

1.2. Projeto:

1.2.a - Execução de projetos de sistemas de aterramento de: Subestações, sistemas de transmissão e distribuição, computação, telecomunicações, instalações de baixa tensão industriais, comerciais e residenciais. Cálculos, desenhos e listas de materiais.

1.2.b - Análise de projetos de sistemas de aterramento: Com emissão de parecer sobre o mesmo do ponto de vista de segurança e otimização, bem como com a elaboração de sugestões contendo medidas práticas a serem tomadas para que sejam obtidos os valores desejados de resistência de aterramento.

Fechar Janela